A Praia da Bica se tornou arena para quem gosta mesclar passes do futebol com a precisão do vôlei. De segunda a quinta, a escolinha CT Ilha de Futevôlei toma conta do espaço próximo ao quiosque do Moreno e já conta com 80 alunos. Estimulando o condicionamento físico e as técnicas com a bola, as aulas têm atraído cada vez mais adeptos e a iniciativa, que começou com um grupo pequeno de amigos, cresceu. No último mês a escolinha realizou um campeonato envolvendo 20 duplas e já pensa no próximo, que será em junho.
Quem trouxe o esporte famoso nas areias da Zona Sul para a Praia da Bica, foram os professores insulanos Léo Bionde e Lucas de Souza. "No início era apenas uma rede para os amigos se divertirem, mas o interesse de diversos curiosos em aprender o esporte motivou criarmos a escolinha", comenta Lucas. Agora, são duas redes de vôlei montadas as terças e quintas das 9h às 10h e à noite de segunda a quinta das 19h às 21h. Para disputar as partidas que duram aproximadamente 20 minutos com sets de 18 pontos cada uma, tem que ter fôlego. Os professores capricham no trabalho de condicionamento físico. "Não precisa já saber jogar futebol ou vôlei para aprender, mas tem que ter um bom preparo para se movimentar rápido na quadra. Por isso antes de cada aula a gente trabalha a parte física com um circuito de corrida, abdominais e passe de bola. A areia da praia ajuda a desenvolver o trabalho de 30 minutos", conta Léo.
Quem pensa que o futevôlei é um esporte só para homens, se engana. A presença feminina na escolinha é tão grande, que os professores criaram um horário só para as mulheres. "As turmas mistas não prejudicam o trabalho com as mulheres, mas depois que mais de dez meninas começaram a participar, nós vimos que poderíamos abrir um horário só para elas. O que é muito bom porque podemos até organizar um campeonato feminino", diz Lucas que acrescenta: "As crianças também podem aprender. A partir de 10 anos já aceitamos alunos", explica. A turma especial para as mulheres tem aulas das 19h às 20h, de segunda a quinta. Os outros horários são mistos.
Bia Tourinho mora na Praia da Bica e foi a primeira mulher na escolinha. "Comecei a praticar há seis meses e cheguei sem saber nada mesmo. Além dos professores, os alunos são pacientes e eu já arrisco partidas. Emagreci quatro quilos só no primeiro mês de treino e praticar exercícios na areia dá muita disposição. Até diminuí o ritmo na academia porque saio daqui revigorada", comenta. Para participar o interessado deve comparecer num dos horários de treino e inscrever-se.
Fonte: http://www.ilhanoticias.com.br/materia/noticias/758/aprendendo-futevolei-na-praia-da-bica/
APOIO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário