Marcadores

segunda-feira, 28 de maio de 2012

As 100 melhores cidades para trabalhar segundo a Você S/A

        O que você prioriza na carreira hoje? Remuneração, visibilidade, desafi o ou qualidade de vida? A resposta para essas perguntas começa, muitas vezes, pela cidade em que você decide morar. Hoje, trabalhar em um grande centro ainda pode trazer mais projeção profissional ou um salário melhor, mas sem dúvida esses benefícios vêm em detrimento da qualidade de vida. Para escolher o que faz mais sentido para você, é fundamental conhecer as oportunidades e as limitações que cada região oferece. Para ajudá-lo nessa análise, VOCÊ S/A apresenta a oitava edição da pesquisa exclusiva As 100 Melhores Cidades para Fazer Carreira, coordenada pelo professor Moisés Balassiano, da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ). O levantamento avalia as cidades de acordo com três indicadores: educação, vigor econômico e serviços de saúde.

           São Paulo se manteve em primeiro lugar no ranking geral pelo oitavo ano consecutivo. Mas o estudo também mostra a força de polos econômicos regionais e das cidades médias, que têm criado boas alternativas de carreira para profi ssionais qualifi cados. Setores como varejo, construção civil, tecnologia e petróleo e gás se destacam em meio à crise e criam oportunidades também fora dos grandes centros. Na região Sudeste, principalmente, as cidades médias têm ganhado cada vez mais importância e se consolidado como alternativa às líderes — porém, já saturadas — São Paulo (1a) e Rio de Janeiro (2a). Na região, o grande destaque é Barueri, que saltou da 16a posição em 2008 para o 4o lugar geral graças ao vigor econômico. Com uma economia diversificada, Barueri está localizada à beira da Rodovia Castelo Branco, a poucos minutos da capital paulista. A cidade, de 270 000 habitantes, é sede de diversas multinacionais e tem Produto Interno Bruto (PIB) maior que o das principais capitais do Nordeste. Com matriz na cidade, a americana Plastrom Sensormatic, especializada em segurança eletrônica para o varejo, contratou 100 funcionários no ano passado e ainda procura profissionais para postos de gestão e especialistas em vendas, assistência técnica e finanças. No Rio de Janeiro, Macaé (9a), com 190 000 habitantes, cresceu 600% na última década, movida pela indústria de petróleo e gás. Há oportunidades, principalmente, para engenheiros, técnicos e profissionais de áreas administrativas, como jurídico e financeiro. Cada contratação da Petrobras gera três empregos terceirizados”, diz Carlos Alberto Campos Monteiro, gerente de recursos humanos da estatal na cidade.

  CENTRO-OESTE EM CONSTRUÇÃO

O destaque do Centro-Oeste mais uma vez é Brasília (8a), onde a geração de oportunidades é puxada pela indústria da construção civil. A previsão é que no ano que vem o mercado imobiliário da capital federal se torne o segundo maior do Brasil — atrás apenas de São Paulo —, embalado pela mais alta renda per capita do país, 37 600 reais, ante 12 600 reais da média brasileira. Há necessidade de engenheiros e de executivos experientes, pois muitas empresas estão investindo na profissionalização da gestão. O mesmo acontece em Anápolis (88a), em Goiás, onde fica o maior polo de fabricação de medicamentos genéricos do país. O núcleo conta com 34 empresas, que hoje buscam profi ssionais de contabilidade, finanças e governança corporativa. Os salários para executivos chegam a 15 000 reais. Outro polo importante é o do agronegócio, que tem registrado no Centro-Oeste as maiores taxas
de crescimento no país.

NORTE DE OLHO NA COPA
  No Norte, o turismo se desenvolve e gera oportunidades em Manaus (22o). Muito admirada por suas belezas naturais, mas ainda pouco estruturada para receber visitantes, a Amazônia assiste a um boom de investimentos na rede hoteleira. Grandes grupos internacionais, como Accor, Blue Tree e Intercontinental, estão construindo novas unidades na região. A escolha de Manaus como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 promete acelerar essa expansão. Nos próximos dois anos, a previsão é de abertura de 1 500 vagas para cargos de níveis operacional e gerencial. No estado do Pará, o setor de papel e celulose, apesar da crise, gera oportunidades para jovens profi ssionais numa região carente de pessoal qualificado. “Temos que buscar no Sudeste gestores e engenheiros que entendam do nosso negócio”, diz o paulista Adalberto Biazotto, gerente de recursos humanos da Jari Celulose, do Grupo Orsa, um dos maiores produtores de papel e papelão ondulado do país.

SUL TECNOLÓGICO
Na região Sul, Curitiba (10a) e Florianópolis (14a) assistem à expansão da indústria de tecnologia, que atravessou bem a crise em razão da alta demanda do mercado interno. Na capital paranaense, a Positivo Informática, uma das principais fabricantes de computadores do país, ampliou sua produção após um início de ano difícil. “Curitiba tem qualidade de vida e está se transformando em um polo de oportunidades nesse mercado”, diz Alexandre Colnaghi, gerente de administração de vendas da empresa. Em Floripa, a estimativa é que o faturamento do setor aumente 20% este ano. Já em Porto Alegre (7a), líder do ranking no Sul, o varejo e a construção civil são os setores mais promissores. Mas há também oportunidades fora das capitais. A gaúcha Lojas Colombo, com unidades nos três estados, vem batendo recordes de vendas. “As contratações se mantêm na rede”, diz Rogério Souto, diretor comercial da empresa.

NORDESTE MOVIDO PELO CONSUMO
O aumento da renda e do consumo nas classes mais baixas estimula a indústria e o varejo no Nordeste. Isso vale para as principais capitais da região, como Recife (12a) e Salvador (15a). Na capital baiana, a estrutura de shopping centers cresceu 60% em dois anos, com ampliação e abertura de novos centros de compra. Com isso, aumentou a procura por profi ssionais com experiência gerencial. Em Pernambuco, o Porto de Suape atrai investimentos e cria vagas nos setores petroquímico e siderúrgico. Além das oportunidades de trabalho, as capitais do Nordeste têm menor custo de vida e os salários têm crescido e atraído executivos. Veja a seguir as oportunidades em cada região do país.

Entenda a pesquisa
Coordenada pelo professor Moisés Balassiano, da Fundação Getulio Vargas (FGV/RJ), a pesquisa analisa 127 cidades, considerando os municípios mais populosos e com maiores depósitos bancários à vista. Uma vez feita essa triagem, as cidades são avaliadas com base nos indicadores educação, vigor econômico e saúde. O item educação é o de maior peso na pesquisa e considera o número de cursos de graduação, de mestrado e de doutorado, além do número de graduados. São avaliados também o PIB municipal, divulgado pelo IBGE em 2006, e a infraestrutura de serviços de saúde.


Crédito: Ilustrações Tato Araújo
Fonte: Revista Você S/A

Fonte: http://www.sobreadministracao.com/as-100-melhores-cidades-para-trabalhar-segundo-a-voce-sa/

APOIO:  CEBRAC - Unidade Ilha do Governador
A mais completa escola de cursos do País!!
Tel. (21) 3396-8638



Dicas para ampliar sua relevância online e impulsionar a carreira - info.abril.com.br

          São Paulo - Os brasileiros são usuários ferrenhos das redes sociais. De acordo com pesquisa do Instituto Nielsen, feita em julho de 2010 em nove países, os brasileiros são os que têm maior presença nas mídias de relacionamento virtual. Praticamente nove em cada dez pesquisados por aqui têm contas no Facebook e no Twitter entre outras mídias.
          O Brasil supera com folga países altamente conectados, como Japão e Estados Unidos. "A nossa cultura é de troca e compartilhamento, por isso estamos tão integrados", diz René de Paula, responsável pelo relacionamento com desenvolvedores de tecnologia da Locaweb, empresa de serviços de internet. Essa presença maciça motiva as companhias de recrutamento a encontrar novos talentos por meio de LinkedIn, Twitter e Facebook.
          Segundo uma pesquisa da consultoria Robert Half, 63% dos headhunters brasileiros usam essas ferramentas para recrutar. "A internet ajuda a construir o perfil de um profissional", diz Gil Giardelli, professor especializado em mídias digitais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de São Paulo. Veja que atitudes você precisa adotar para impulsionar sua carreira (e não se queimar) nas mídias sociais.

Mundo real chamando - As redes são ótimas por tas de entrada para conhecer pessoas importantes que antes pareciam inacessíveis. Mas é preciso, também, cultivar seus contatos com encontros presenciais. Nada de fugir do mundo offline. "Um Twitter não substitui sua presença em eventos, palestras e cafés", diz Gil, da ESPM. "O contato corpo a corpo é importante para manter sua rede viva."

Líderes: usem a rede a seu favor - Se você busca novos conheci - mentos e quer ser mais criativo, pode encontrar o que procura nas mídias sociais. "Gestores que entendem a importância das novas redes para a inovação estão à frente dos que pensam que isso só desconcentra os funcionários", diz Josh Bernoff, autor do livro Empowered e consultor da Forrester Research. Algumas empresas veem nas redes um espaço para a criação de novas ideias. A Intel é um exemplo. Lá há estímulo para o uso das mídias sociais durante o expediente. "Os níveis de inovação aumentam por causa do nosso incentivo ao uso contínuo das novas tecnologias", diz Marcelo Fernandes, gerente de marketing corporativo da Intel.
Se não gosta, melhor nem entrar - Antes de entrar nas redes, analise qual delas têm mais a ver com seu perfil. Pior do que não estar presente em determinado site de relacionamento é não se sentir confortável ao usá-lo. "Se um profissional não tem familiaridade com o ambiente virtual, não saberá aproveitar tudo o que ele tem para oferecer", diz Heloisa Prates Pereira, professora de comunicação da PUC de São Paulo.

Profissional e pessoal juntos - Mesmo que você tenha dois perf is, para separar seus comentários profissionais dos pessoais, é muito provável que essas duas facetas se misturem. "Uma busca simples na internet revela informações pessoais e profissionais sobre uma pessoa", diz René, da Locaweb. E essa convergência não é necessariamente ruim. De acordo com John Hagel e John Seely Brown, diretores do centro de inovação e tecnologia da Deloitte, nos Estados Unidos, quem fala sobre a vida pessoal sem exagerar é visto com empatia pelos outros internautas e consegue criar vínculos mais fortes na rede. O cuidado nesses casos é não se expor em excesso. "Ninguém está interessado em saber o que você comeu no café da manhã", diz Gil, da ESPM. "Destaca-se quem divulga conteúdo relevante", explica.

Alimente suas redes - O segredo para ser visto nas redes sociais é comparti lhar constantemente informações relevantes para o segmento no qual você está inserido. Segundo os consultores da Deloitte, esse comportamento tem o potencial de aumentar a procura pelo seu perfil e ampliar sua relevância online. "Se você não tem o que dizer, fica invisível", diz Drica Guzzi, pesquisadora de novas mídias da USP. "As redes são locais para potencializar suas competências, por isso encontre assunto", completa.

Eu sei o que você fez no post passado - Na internet, todo mundo pode ver alguns flashes do seu passado. Mesmo que seu perfil seja protegido, um chefe, um colega ou até mesmo um recrutador pode encontrar referências a um comentário seu em outros perfis, blogs ou sites. Portanto, tome cuidado com o tipo de conteúdo que está divulgando por aí.
"As pessoas precisam entender que a internet arquiva tudo", diz o americano Josh Bernoff, da Forrester Research. "Uma foto embaraçosa pode prejudicar sua imagem no mundo real". Para fugir das gafes, evite compartilhar ou comentar ideas por impulso. "Quem pensa antes de postar ganha credibilidade", diz Edney Souza, criador do blog Interney, sucesso da web, com mais de 100 000 seguidores no Twitter e professor de novas mídias na FGV de São Paulo.

Uso objetivo
PAtríciA MourA (@ MiSSMourA), publicitária carioca de 27 anos, é muito disciplinada ao usar redes sociais. gestora de mídias sociais da agência de comunicação Binder Visão estratégica, Patrícia leva a sério o conselho de que, para ter relevância, é preciso atualizar constantemente seus perfis.

"uso as redes para encontrar e dividir informações importantes sobre meu mercado de trabalho, o marketing." com mais de 6 000 seguidores, ela conta que atribui sua boa audiência à qualidade de seus posts.

"Quem consegue definir um bom foco para o conteúdo que compartilha acaba se destacando naturalmente", diz.

Cada um no seu quadrado - Para se dar bem nas redes sociais é importante, assim como se faz dentro de uma compania, ler bem o ambiente. no Linkedin, que é mais sisudo e corporativo, não é recomendável comentar sobre o churrasco do fim de semana, por exemplo. no twitter, mais amplo, há espaço para esse tipo de assunto. no Facebook, divulgar fotos bacanas pode render comentários favoráveis. "Antes de entrar com tudo, é bom dedicar um tempo para analisar como o pessoal se comporta em cada rede", diz rené, da Locaweb. "isso evita gafes", completa.

Diga-me quem segues que te direi quem és - Não adianta cuidar só do seu perfil. As pessoas com as quais você se relaciona online também revelam que tipo de informação você procura e quais são suas preferências. Por isso, selecione e cuide bem de sua agenda virtual. e não se deslumbre pela falsa popularidade das redes. "o ideal é selecionar quem realmente tem a ver com sua vida e fugir dos milhões de falsos amigos", diz rené, da Locaweb.
Além disso, procure seguir gente interessante que está fora da sua área de atuação, o que ajuda a aumentar sua visão de mundo. "As redes são entradas para realidades com as quais você pode se entusiasmar", diz gil, da eSPM. e lembre-se de sempre dar crédito para seus seguidores quando postar algointeressante que você encontrou em outro perfil. "A ética das redes é a de que gentileza gera gentileza, então, credite", diz drica, da UsP.

Prepare-se para ser criticado - Mesmo que você tome todos os cuidados para compartilhar apenas conteúdos interessantes, seu post pode ser rebatido de maneira pouco amigável.
Nessas horas, nada de entrar em discussões com sangue quente. "respire fundo, saia do seu per fil e analise se aquele comentário merece uma resposta", diz rené, da locaweb.
Se você acha que o comentário desagradável pode render uma discussão interessante, mantenha o alto nível da conversa e vá em frente. "discussões inteligentes movimentam as redes e, muitas vezes, podem até aumentar o status de um profissional", explica drica, da UsP. "Mas só entre nelas se você realmente entender do assunto e tiver bons argumentos."

Etiqueta básica - É sempre bom lembrar: não faça comentários maldosos sobre a empresa, o chefe e os colegas. "Isso se espalha rapidamente e acaba com sua reputação", diz Heloisa, da PUC. "A internet pode criar ruídos de comunicação e provocar discussões desnecessárias", alerta edney, da Interney. Verifique onde seu nome aparece na web. "é bom para conhecer sua presença online", diz drica, da UsP.

Parte do trabalho
 André Telles (@AndreTelles), de 37 anos, CeO da agência de marketing online Mentes digitais, tem mais de 20 000 seguidores no Twitter e usa as redes sociais para encontrar informações, novos negócios e até funcionários para sua agência.
"Todo dia alguém descobre a minha empresa por meio da internet", diz. André costuma fazer recrutamento online e, normalmente, acerta bastante em suas escolhas.
"Mapear um perfil com ajuda da internet é muito fácil", diz. "Para ter relevância e criar uma rede de contatos sólida, o profissional precisa escolher a dedo quem seguir e sobre o que falar", aconselha.


Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/carreira/dicas-para-ampliar-sua-relevancia-online-e-impulsionar-a-carreira-23052012-7.shl?3

APOIO:  CEBRAC - Unidade Ilha do Governador
A mais completa escola de cursos do País!!
Tel. (21) 3396-8638


sábado, 26 de maio de 2012

Como conciliar carreira e maternidade - info.abril.com.br

         Sutilmente (e com de uma maneira mais lenta do que esperávamos), mais mulheres estão chegando ao topo das grandes empresas. Para quem decidiu encarar a dupla missão de ser  mãe  e executiva estão reservados alguns bons anos de rotina para lá de malabarista. Mas que pode ser feliz sim, dizem especialistas e mulheres que experimentam esta sina.
         “Naturalmente, a gente gosta do assunto família, mas também queremos ser bem sucedidas. É possível ser os dois e ser feliz nos dois papeis”, diz a coach Jaqueline Weigel. Mas como? Confira as dicas:
         Tempo ideal?
Em nome da carreira e com os dedos cruzados pelo momento ideal, há quem adie a estreia na maternidade para o resto da vida. Mas Jaqueline alerta: momento perfeito não existe.
         “Livre-se da ilusão de que as condições externas que vão determinar a hora certa para a maternidade”, afirma. “Você que precisa planejar e abrir espaço na sua vida para que isso aconteça”.
Isso significa que, na prática, você terá sim que abrir mão de algumas coisas. Temporariamente. “O mundo não acaba se você perder alguma coisa. Mais para frente outras oportunidades surgirão”, diz a especialista.
Simone Nogueira, diretora de Comunicação Corporativa da L’Oréal Brasil e mãe de Aline (6 anos), é um exemplo disso. Depois do seu casamento, ela levou seis anos para engravidar.
“Muitas vezes, eu planejei, mas recebia a proposta para mudar de área, aí eu desistia”, conta. “Quando decidi que era agora ou nunca e engravidei, novamente fui convocada para mudar de departamento”.
“A vida da empresa tem um ritmo próprio e a nossa tem outro. Se vocês estão prontos emocionalmente, vai fundo. Tudo se ajeita depois”, diz Simone.
         
Planejamento? Sempre
         A base para não fazer da combinação entre carreira e maternidade um caos é o planejamento de carreira como um todo – e não só sobre quando é a hora para engravidar.
“Se você não planeja a sua carreira e a sua vida, as coisas simplesmente vão acontecendo. E elas acontecem de um jeito inapropriado. Por isso, o caos se instala”, afirma a especialista. “A vida é feita de ciclos, de escolhas, perdas e ganhos. Este é o grande jogo da vida que a gente joga muito mal”.

Clareza e disciplina: palavras de ordem
         Mas para jogar bem este jogo é preciso ter clareza de quem você é, de quais são seus papeis e de quanto tempo deve dedicar para cada um deles em nome de uma vida equilibrada. “Você não pode ficar no trabalho pensando o dia todo no filho ou no trabalho, enquanto está com o filho”, diz Jaqueline.
Para Simone, o percurso entre sua casa e a escola de Aline, o telefonema que faz todos os dias para a filha no meio da tarde e o período que dedica para auxiliá-la nas tarefas da escola, além dos finais de semana, se tornaram momentos sagrados na rotina das duas.
         “O tempo é curto, mas é precioso. Cada momento que a gente está junto, faço questão de dar qualidade”, afirma a executiva.
         Mas como conseguir isso? “Com clareza, disciplina, inteligência emocional, organização, planejamento e consciência”, diz Jaqueline.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/carreira/conselhos-para-conciliar-carreira-e-maternidade-sem-crises-14052012-2.shl

APOIO:  CEBRAC - Unidade Ilha do Governador
A mais completa escola de cursos do País!!
Tel. (21) 3396-8638


terça-feira, 22 de maio de 2012

O perigo não é você pensar grande e não conseguir , o perigo é você pensar pequeno e conseguir!


Novo hospital da Ilha do Governador terá centro cirúrgico - Ilha Notícias

Com a participação de cerca de 150 pessoas, o Café da Manhã promovido pela Associação Comercial da Ilha na última terça-feira (15), recebeu a presença do Secretário Municipal de Saúde Hans Dohmann. O encontro, no auditório da Universidade Estácio de Sá, serviu para esclarecer as principais mudanças e benefícios para a saúde da Ilha com a inauguração do novo hospital. A reunião, organizada e dirigida pelo jornalista José Richard, presidente da Associação Comercial, contou com a presença de profissionais da área de saúde, representantes de associação de moradores, instituições de saúde e autoridades locais que falaram ao secretário as principais dificuldades dos moradores da Ilha na área da saúde e queriam saber quais as expectativas que poderiam ter com o novo hospital.
Através de slides, Hans Dohmann usou grande parte da sua apresentação para mostrar estatísticas da saúde pública na cidade, projetos e hospitais que ajudaram a ampliar a rede de atendimento básico do Rio. Para o novo hospital da Ilha, o secretário afirmou que o objetivo da prefeitura é oferecer tratamento básico e de emergência de forma integrada com outros postos de atendimento como a Clínica da Família e a UPA.
– No novo hospital da Ilha teremos a primeira coordenação regional de emergência que será uma rede de ponto de atendimento integrada com os postos de saúde, a UPA e as clínicas da família da região, o que vai permitir o melhor funcionamento do hospital. Com a rede integrada, tanto os postos de saúde como o hospital não ficam sobrecarregados e assim a população recebe o atendimento básico e de emergência que precisa – apontou.
Quanto ao nome escolhido para o hospital, Dohmann disse que a secretaria de saúde optou por homenagear o médico Evandro Freire. "Evandro foi um ícone para muitos profissionais de saúde por ser um médico dedicado e professor exemplar. Seus familiares ainda moram na Ilha e julgamos importante este reconhecimento", comentou. Perguntado sobre a contratação de médicos e enfermeiros que vão compor a equipe, Hans Dohmann disse que o processo é terceirizado. "Uma Organização Social com sede em São Paulo vai administrar o novo hospital. Desta forma será mais fácil admitir e substituir funcionários do que esperar todos os processos de um concurso público", disse sem explicar com mais detalhes o porquê que uma instituição paulista foi escolhida para a gestão.
Na última parte da reunião, o secretário respondeu alguns questionamentos como os do presidente da sociedade dos médicos da Ilha, Rômulo Capello e do doutor Marcos Guedes, além do público que pode participar. Daniel Santiago, proprietário da imobiliária Daniel Imóveis, entregou ao secretário o diploma de benemérito da Associação Comercial, enfatizando o desejo que o novo hospital traga inúmeros benefícios à Ilha.
Com um investimento de R$ 45 milhões, o hospital terá capacidade para 100 leitos, além de um centro de imagem e diagnóstico com tomógrafo, centro cirúrgico e CTI. A instalação conta ainda com farmácia, laboratório, consultórios e salas de curativo e isolamento. Recentemente o prefeito Eduardo Paes informou que o hospital será inaugurado ainda em junho, mas Hans Dohmann disse que isso só vai acontecer no final de julho e o funcionamento será parcial, fazendo ajustes até setembro.

Fonte: http://www.ilhanoticias.com.br/materia/noticias/856/novo-hospital-tereaacute-centro-cireuacutergico/



segunda-feira, 14 de maio de 2012

Indústria naval pretende criar 400 mil vagas nos portos brasileiros - Jornal Hoje

O profissional com nível técnico é um dos mais procurados e o salário pode passar de três mil reais. Assista a matéria completa aqui!

              A indústria naval pretende criar mais de 400 mil empregos - diretos e indiretos - no Brasil nos próximos três anos. “Nós podemreos chegar a cerca de 48 mil pessoas no total, entre mão de obra direta e indireta”, diz Edmilson Soares Medeiros, responsável pela administração do pólo naval de Rio Grande.
              Essa é a previsão da Petrobras para um único pólo naval: o de Rio Grande, no extremo sul do Brasil. E ainda existem vários outros pelo Brasil, no Rio de Janeiro, Vitória, Santos, Recife.
              Desde 2003 a indústria naval brasileira vem se recuperando de vários anos sem investimentos, que levou a falência estaleiros e provocou a demissão de funcionários. Novas estruturas estão sendo criadas nos portos e até mesmo novas funções dentro dos antigos empregos, para dar conta do crescimento na área.
Faltam profissionais com nível básico de educação, como soldadores e montadores; para o nível técnico, para operadores de máquinas; e até profissionais de Ensino Superior como engenheiros.
                 A indústria naval está qualificando profissionais e melhorando a vida de muita gente. Em Rio Grande, no sul gaúcho, o polo naval já emprega três mil pessoas e a expectativa é de que este número dobre até o final de 2012. O desafio agora é encontrrar trabalhadores capacitados para preencher estas vagas. "Nós precisamos de muita mão-de-obra, em todos os níveis. A técnica é a grande demanda, tanto na formação básica, como na média e na superior", afirma Edmilson Soares Medeiros, gerente Petrobras - Pólo Naval de Rio Grande - RS.
            No maior polo de desenvolvimento de Pernambuco, e também um dos que mais cresce no país, o Complexo Industrial e Portuário de Suape há uma grande oferta de empregos com bons salários. Há vagas sobrando para topógrafos, com salários que variam de R$ 3.000 a R$ 6.000, e para niveladores, que podem ganhar entre R$ 1.500 e R$ 2.000.
             Outro profissional muito procurado é o responsável pela movimentação de cargas com guindastes. O salário pode chegar a R$ 4.500 por mês. Na construção civil há vagas para carpinteiros, marteleteiros - que é o profissional que opera o martelete, a máquina que vibra e perfura o concreto, e pedreiros, os salários são de R$ 1.500.
              No Maranhão devem ser criados até 2015 cerca de 240 mil novos postos de trabalho. São obras estruturais, como ampliação e modernização dos principais portos do estado. No pier 4, do Terminal de Ponta da Madeira, principal obra de infraestrutura portuária em execução na América Latina. Foram abertas quase três mil novas vagas de emprego. Parte da mão-de-obra absorvida veio das comunidades do entorno, pessoas que foram qualificadas pela mineradora, dona do terminal. Os salários para técnicos variam de R$ 1.200, a 2.500. Engenheiros em início de carreira recebem em média, quatro mil reais.


Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/11/industria-naval-pretende-criar-400-mil-vagas-nos-portos-brasileiros.html


quinta-feira, 10 de maio de 2012

Programa Reluz moderniza 402 pontos de iluminação na Ilha do Governador - ilhacarioca.com.br

             O Programa Reluz chega hoje, dia 7, à Ilha do Governador para modernizar a iluminação pública em onze sub-bairros da região.
             O serviço vai substituir 402 luminárias de vapor de mercúrio por outras de vapor de sódio, mais econômicas e menos poluentes. Nessa primeira etapa, serão beneficiados os seguintes bairros: Bancários, Pitangueiras, Zumbi, Cocotá, Galeão, Jardim Carioca, Moneró, Praia da Bandeira, Ribeira, Cacuia e Portuguesa.
             Somente nos Bancários, 124 pontos de luz serão modernizados em dez localidades, entre elas as ruas Francisca Matos, Juan Pablo Duarte e um trecho da Praia Congonhas do Campo. O programa da Rioluz prevê a substituição de 32.480 pontos de luz com lâmpadas de vapor de mercúrio em toda a cidade. Além de reduzir o impacto ambiental, o aumento da luminosidade nos locais beneficiados pode chegar a 40%.

Fonte: http://www.ilhacarioca.com.br/programa-reluz-moderniza-402-pontos-de-iluminacao-na-ilha-do-governador/

APOIO:  CEBRAC - Unidade Ilha do Governador
A mais completa escola de cursos do País!!
Tel. (21) 3396-8638

Feliz dia das Mães!


segunda-feira, 7 de maio de 2012

Senhas do Facebook podem ser descobertas no Android e no iOS - idgnow.uol

           Sistemas Android e iOS que possuem integração com o Facebook podem ter falhas de seguranças que permitem que crackers acessem os dados de login dos usuários da rede social. O desenvolvedor Gareth Wright alertou quanto às falhas de segurança em seu blog.
           O arquivo “plist”, presente em aplicativos de ambas plataformas, armazena as informações de acesso das contas dos usuários no Facebook, sem criptografia. Isso deixa os dados dos clientes “em uma pasta acessível a outros aplicativos ou conexões USB”, segundo reportagem do The Register.
Usando o programa iExplorer (PC e Mac), que acessa iPhones com jailbreak como um pendrive, o desenvolvedor encontrou um arquivo com dados de acesso do Facebook no aplicativo do popular jogo Draw Something.
           Explorando o diretório de aplicativos do Facebook, Wright encontrou imagens de cache e com.Facebook.plist, muitas vezes usado para armazenar as configurações do usuário. Copiando o arquivo e usando a Facebook Query Language (FQL), o devenvolvedor descobriu que poderia recuperar “praticamente qualquer informação” de sua conta na rede social.
           Como os tokens de acesso normalmente são válidos por apenas 60 dias, o Facebook armazena um token parecido que expira em 1 de janeiro de 4001. Se um cracker copiar esses dados para outro aparelho, ele terá acesso ao seu Facebook quando quiser.
           Wright afirmou que os dispositivos Android tem um problema parecido, e como o sistema é mais aberto que o iOS, os aplicativos dependem ainda mais dos desenvolvedores para para proteger as informações do usuário. De acordo com o portal The Next Web, o problema também afeta o aplicativo da pasta online Dropbox para iOS.
           O Facebook informou que está trabalhando para resolver o problema com os aplicativos de terceiros, mas não divulgou uma previsão da correção.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br

APOIO:  CEBRAC - Unidade Ilha do Governador
A mais completa escola de cursos do País!!
Tel. (21) 3396-8638