
A Visão consiste no “sonho” daquela empresa, um objetivo mais distante que se deseja alcançar ao longo do tempo e espaço, através do trabalho. É um conceito de longo prazo. Podemos ver um bom exemplo de Visão na empresa Apple, que é: “Mudar o mundo através da tecnologia” – não é um objetivo simples de ser atingido, nem será alcançado em pouco tempo, mas é a aspiração de seus fundadores e funcionários.
A Missão consiste no objetivo da existência da organização – para que essa empresa serve e quais serviços irá realizar. A missão direciona e dá sentido à empresa. Um bom exemplo está na empresa Otis, fabricante de elevadores, cuja Missão é: “Oferecer a todos os clientes um meio de locomoção a pequenas distâncias para pessoas e cargas, com um grau de confiança superior aos produtos oferecidos por empresas semelhantes no mundo inteiro.” – Essa missão específica como os serviços da organização devem ser oferecidos e a qualidade implícita nestes.
Valores são o conjunto de princípios éticos em que devem se basear todas as ações da empresa. São geralmente compostas por regras morais inerentes às pessoas que fundaram a organização e seus funcionários, portanto variam de acordo com os indivíduos que formam a organização.
Uma empresa que hoje se preocupa com valores e bons conceitos têm um grande diferencial em relação a outras empresas – muitas empresas brasileiras, especialmente as de pequeno e médio porte, não possuem esse conjunto que forma a identidade organizacional, fazendo com que essas organizações tenham dificuldades no direcionamento de seus serviços, no crescimento da empresa e na motivação de seus funcionários.

Nenhum comentário:
Postar um comentário