Prepare-se
A concorrência vai ser grande. Hoje, os processos seletivos têm aproximadamente 30 mil inscritos, para pouquíssimas vagas. A primeira coisa a fazer é ficar de olho nos calendários de inscrição e buscar conhecimento sobre a empresa em que você vai tentar a vaga.
Saiba que, como o mercado é tão
competitivo, você precisa ter um diferencial e muita confiança. As principais características mais procuradas em um candidato são: iniciativa, liderança e visão global.
A seleção
A maioria das seleções é feita da seguinte forma: análise do currículo, testes online (serão cobrados conhecimentos gerais, inglês e raciocínio lógico), tarefas em equipe, dinâmicas, entrevistas e painel (essa é a etapa final, em que você se apresenta para os diretores da empresa).
Uma dica: atenção às finanças. Algumas empresas pagam estadia e/ou transporte aos candidatos, mas normalmente isso só acontece na última etapa. Então, prepare-se para gastar com transporte e hospedagem até lá!
Passou?
Parabéns. Mas saiba que o trainee é só o começo! Ao final do período de treinamento, sua vaga na empresa não está garantida e, portanto, é preciso se aprimorar constantemente. Aproveite para ampliar sua rede de contatos, seja humilde para aprender, mas tenha ambição para crescer e buscar desafios dentro da empresa.
Não passou?
Não desanime. A maioria dos trainees que conseguem chegar lá já tentaram várias vezes. Atenção ao feedback dos selecionadores pois , às vezes, por questões muito pontuais, você perde a vaga. Ter paciência e ser persistente são as melhores atitudes nessa hora.
Boa sorte!
Fonte: AIESEC
APOIO: