Marcadores

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Torne seu ambiente de trabalho confortável a você
Quando usamos o microcomputador por diversas horas durante o dia, podemos perceber mal-estar e dores em algumas partes de nosso corpo. Estes problemas osteomusculares podem variar de pequenas dores musculares que duram poucas horas a problemas em tendões que durem por váriosanos. São as chamadas doenças ocupacionais, já classificadas como Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e, mais modernamente, como Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).
As áreas do corpo que mais se ressentem são as mãos, os pulsos, os cotovelos, os ombros, as costas e o pescoço. Os sintomas podem ser sentidos quando usamos o teclado e o mouse ou, em outros momentos, quando não estamos mais utilizando o computador (especialmente à noite, quando podemos ser acordados pelo incômodo ou dor).
Para minimizá-los, alguns pontos devem ser observados:
1. Ao usar o computador por várias horas seguidas, preste atenção à tensão, desconforto e dores que podem aparecer e tome medidas imediatas para eliminá-las.
2. Levante-se com freqüência, e caminhe por alguns minutos para relaxar e alongar-se. Isso deve ser feito pelo menos de hora em hora.
3. Preste atenção na sua postura durante o trabalho, procurando manter-se ereto.
4. Ajuste sua cadeira de forma que suas costas estejam firmemente apoiadas no encosto e seus pés totalmente apoiados no chão. O apoio dos braços também é muito importante, para evitar esforço nos cotovelos e ombros.
5. Posicione o monitor de forma que sua borda superior esteja na altura de seus olhos e diretamente à frente de você. Se você usa óculos multifocais, incline o monitor levemente, para manter sua posição ereta, sem perder o foco de visão.
6. O teclado deve estar na altura de seus cotovelos, assim como o mouse. Avalie com cuidado os apoios para pulso existentes no mercado. Podem não se adaptar às suas características ergonômicas, principalmente se considerarmos que são áreas muito sensíveis de nosso corpo.
7. Se desejar, experimente outros tipos de teclado e de mouse (inclusive os chamados trackball). Há diversos modelos disponíveis, com diferentes características.
8. O estresse do trabalho também pode provocar dores semelhantes. É importante identificar as reais causas de seu desconforto.
9. A tabela a seguir define medidas básicas de postura, que podem ser usadas como referência para avaliar sua estação de trabalho. Considere, nos valores abaixo, a altura adicional dos saltos dos sapatos. Todas as dimensões foram arredondadas e servem somente como referência básica. Os valores apresentados na tabela foram baseados em Pesquisa Antropomórfica realizada pelo Exército dos EUA em 1988.
10. De qualquer forma, sempre que sintomas sejam percebidos, procure um médico especialista ou consulte a área de saúde de sua empresa. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico do problema, mais fácil de ser corrigido.
Siga os três passos abaixo para criar um ambiente de trabalho fisicamente confortável.
a. Clique na sua altura, em centímetros
b. Anote os valores de referência apresentados nesta tabela


Altura,
em centímetros
Altura dos olhos,
em pé
Altura do cotovelo,
em pé
Altura dos olhos,
sentado
Altura do cotovelo,
sentado
Altura do assento

c. Instale / ajuste os componentes de seu ambiente de trabalho, conforme o gráfico a seguir:
Ergonomia
Fonte: Ergotron Inc, USA

O que fazer no primeiro dia de trabalho?

Saiba adaptar-se ao novo ambiente organizacional.
A entrada em um novo emprego gera sempre alguma insegurança e ansiedade. Implica o conhecimento de diferentes pessoas, de novas responsabilidades, de novos métodos de trabalho, de novos comportamentos, enfim, de um novo ambiente organizacional. Por esta razão, serão necessárias várias adaptações e reajustes.

Antes de mais nada, conheça bem a organização da empresa e sua estrutura hierárquica. Entenda as relações sociais que se desenvolvem dentro do seu espaço de trabalho e procure integrar-se.
Tente que o seu projeto de carreira seja realista. Não tenha ilusões de que o trabalho seja sempre interessante e provido de importantes responsabilidades. Os primeiros tempos poderão ser ocupados a executar tarefas que outros não gostam, mas terá de ter paciência, pois é assim em todo lado.

O primeiro dia de trabalho é aquele em que você quer dar o seu melhor! Em primeiro lugar, deverá ter o máximo cuidado com a sua apresentação. Mais do que nunca, a primeira imagem assume um papel fundamental.

Respeite as normas da empresa, mas não deixe de se sentir bem consigo próprio. Procure encontrar um meio termo entre o tipo de vestuário usual na empresa e os seus gostos.

Tenha atenção à forma de tratamento entre as diferentes pessoas, tenha cuidado com o tipo de linguagem e evite fazer críticas ao funcionamento da nova empresa. Esteja atento a todas as pessoas, quer de um nível hierárquico superior, quer inferior. Seja afável com todas elas, crie um clima de confiança e de simpatia.

Praias da Ilha estão mais limpas

O presidente da Cedae, Wagner Victer, afirma que dentro de quatro anos as praias da Ilha estarão próprias para o banho. O anúncio é animador e gera expectativa em todos que sempre tiveram vontade de frequentar as praias, com segurança. Criado na década de 90, o Projeto de Despoluição da Baía de Guanabara, durante anos, não apresentou resultados expressivos. Era impensável para o morador da Ilha a possibilidade de um dia se banhar nas praias do bairro. Somente os mais antigos tiveram o privilégio de comprovar a limpidez das praias, hoje retratadas com saudade em fotografias de outrora.
Com um investimento de R$ 600 milhões, o novo Programa de Despoluição pretende tornar todas as praias balneáveis, reduzindo as taxas de coliformes fecais para um padrão abaixo de mil por 100 ml de água, considerado tecnicamente uma boa condição. Mesmo ainda no início, o resultado do projeto já começou a surtir resultados. Pescadores que antes reclamavam da escassez de pescado, agora comemoram a melhoria na qualidade e quantidade. Corvina, camarão, tainha e anchova são exemplos de peixes em abundância, nas águas insulanas, garantem eles.
Se isso realmente acontecer os imóveis da ilha serão muito valorizados.

Nova loja virtual da União da Ilha

A loja virtual da União da Ilha está de cara nova e pode ser acessada pelo link no site da União da Ilha:
www.gresuniaodailha.com.br. Além das camisas masculinas, femininas, infantis e dos vestidos com o tema “O Mistério da Vida” é possível comprar todos os outros modelos como a camisa oficial da bateria, regatas, entre outras.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Telemarketing Call Centers – 8 Mil Vagas de emprego em todo o Brasil

       O setor de “contact center“, mais conhecido como Telemarketing Call Centers, é um dos setores de empregos que mais cresce no país há alguns anos. Por isso é um dos ramos que mais emprega no Brasil.
Portanto, se você tem nível médio de escolaridade, uma boa fluência verbal e conhecimentos de informática e digitação, pode ser sua grande chance. A Atento está oferecendo mais de 8.000 oportunidades de trabalho em todo o país, especialmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
       As vagas são presenciais (operador de vendas) e na área operacional (teleoperador). O regime é da CLT e os salários são compatíveis com o mercado de trabalho.


APOIO:  CEBRAC - Unidade Ilha do Governador
A mais completa escola de cursos do País!!

Tel. (21) 3396-8638

Que perguntas fazer em uma entrevista?

Inúmeras dúvidas povoam a mente de profissionais em transição de carreira quando são abordados e convidados a participar de um processo seletivo. Entretanto, nenhuma delas é mais inquietante do que a indagação: “Que perguntas posso ou devo fazer numa entrevista?”
Perguntas que podem deixar o entrevistador em situação desconfortável devem ser evitadas a qualquer preço. E, se feitas, devem ser apenas fraseadas após o recebimento de uma oferta concreta de trabalho. Esse é o melhor momento, pois demonstrará grande preocupação ética e com a governança corporativa.
Caro leitor, aqui estão algumas perguntas que podem ser feitas sem que causem embaraço ao entrevistador:
  • Gostaria de saber com mais detalhes sobre o escopo dessa posição. É possível?
  • A sua empresa deve ter uma fotografia do candidato ideal para o exercício dessa posição. Qual é o seu perfil?
  • Por que esta vaga está em aberto? Quais as melhores qualidades do profissional que a ocupou anteriormente? Que tipo de sucesso obteve?
  • O que a sua companhia espera do profissional a ser contratado? Existe algum projeto específico? Qual é ele?
  • Quais são os planos de expansão de sua empresa para os próximos anos?
  • Quais são as oportunidades de avanço e de desenvolvimento pessoal e profissional?
Caro leitor, existem centenas de perguntas que podem ser feitas por ocasião de uma entrevista. Entretanto, lembre-se que elas precisam ter objetivos bem específicos – esclarecer dúvidas, adicionar novas e importantes informações, ajudá-lo a definir se verdadeiramente deseja trabalhar nessa empresa, etc. Caso contrário, suas indagações podem parecer como “reza chinesa” – elas são meras repetições de discursos antigos.
Fonte: Emprego Certo


APOIO:  CEBRAC - Unidade Ilha do Governador
A mais completa escola de cursos do País!!

Tel. (21) 3396-8638

Como procurar um emprego de forma ativa

Candidatar-se a uma vaga não publicada pode ser uma forma muito eficiente de assegurar um novo emprego e pode convencer a sua futura empresa a criar uma posição para o profissional certo – se você fizer tudo corretamente. Se você já identificou a empresa onde quer
trabalhar, aqui vão algumas dicas para ter sucesso ao se candidatar a vagas que não foram publicadas.
Veja além das vagaspublicadas
Às vezes você deve olhar além dos anúncios de vagas para encontrar o emprego que quer. A grande maioria dos empregos nunca é anunciada e candidatar-se a uma vaga que ainda não foi oferecida permite a você chegar a este mercado de trabalho desconhecido.
Identifique quem tem o poder de contratá-lo e personalize o seu currículo. Talvez você já conheça o nome de quem pode contratá-lo, mas, se não conhece, procure no site da empresa, ou ligue para solicitar essa informação.
Faça a sua lição de casa
A boa notícia é que maioria dos recrutadores avaliam da mesma forma candidaturas para vagas publicadas ou não.
Entretanto, esta abordagem confunde as empresas porque os pedidos de emprego são despersonalizados e não cumprem as exigências que determinada empresa está procurando.
Enfim, conheça tudo o que puder sobre a empresa pela internet, em anúncios antigos de empregos, pelo networking, ou simplesmente telefone de modo informal para a empresa e converse com um membro da equipe.
Então, deixe claro em sua carta de apresentação as razões pelas quais você tem interesse naquela empresa específica.
Seja o mais entusiasta possível sobre os seus produtos, serviços e sobre a cultura geral da empresa – as empresas querem contratar pessoas que são apaixonadas pelas suas marcas, assim, você vai estar imediatamente à frente da concorrência.
Venda-se
Sua candidatura pode desenterrar empregos que vão se tornar disponíveis antes mesmo de serem divulgados interna ou externamente. Entretanto, seu currículo deve ser construído de forma objetiva para fazer com que as informações estejam na mente do recrutador quando a posição eventualmente surgir.
Dê às companhias um motivo para notarem você e diga que tipo de posição está buscando e o que você tem a oferecer. Venda suas qualificações, especialidades, conhecimento e experiências e não se limite a um cargo específico. Você está tentando abrir uma porta, e se aceitar um cargo em uma empresa é bem mais fácil posteriormente mudar internamente para a posição que você realmente quer.
Dê segmento
Não espere que uma empresa responda seu pedido. É possível que ela receba diversos currículos todos os dias e pode não ter tempo de responder de maneira individual.
Telefone ou mande um e-mail à empresa depois de uma semana para estabelecer um contato pessoal e para descobrir se existe a chance de você ser chamado caso uma oportunidade apareça. Se não, use isso como uma oportunidade para pedir um feedback que vai ajudá-lo a melhorar suas futuras candidaturas.
Candidatar-se a uma vaga que foi publicada irá posicioná-lo como “valor adicionado” para a empresa, e não como um “pedinte de empregos”. Buscar uma oportunidade de forma ativa vai demonstrar sua iniciativa e motivação para trabalhar para a empresa e se diferenciar de possíveis concorrentes.
Fonte: Monster Brasil


APOIO:  CEBRAC - Unidade Ilha do Governador
A mais completa escola de cursos do País!!

Tel. (21) 3396-8638

RJ – Inscrições Jovens Aprendizes – Aumento nas contratações

A contratação de aprendizes por empresas parceiras do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) cresceu 37,5% em 2010, totalizando 22 mil jovens contratados para capacitação profissional em dezembro último, ante 16 mil registrados no balanço de 2009.
Sylvana Rocha, gerente do Programa Aprendiz Legal do CIEE, afirma que as perspectivas da adesão de empresas ao programa, neste ano, são ainda mais promissoras.
“Deveremos chegar ao final de 2011 próximos a marca de 30 mil jovens em capacitação em todo o país”, destaca. De acordo com ela, as organizações estão mais sensíveis à responsabilidade de qualificar os futuros profissionais, além de descobrirem no Aprendiz Legal uma excelente ferramenta de formação de talentos para a própria empresa.
A Lei 10.097, de 19/12/2000, obriga empresas de médio e grande porte a contratar aprendizes em cotas correspondentes de 5% a 15% do quadro de empregados. Outra exigência é que eles recebam aulas de capacitação teórica, formatadas de acordo com a área de atuação, concomitantemente ao treinamento prático.
Para obter mais informações ou candidatar-se às vagas de aprendizagem oferecidas por empresas parceiras do CIEE, os interessados podem se inscrever pelo site www.ciee.org.br, devendo atender aos seguintes pré-requisitos: idade entre 14 e 24 anos incompletos e cursar ou ter concluído o Ensino Médio. Para participar dos cursos de capacitação teórica, os jovens precisam, necessariamente, serem contratados por empresas, de acordo com a Lei 10.097/2000.


APOIO:  CEBRAC - Unidade Ilha do Governador
A mais completa escola de cursos do País!!

Tel. (21) 3396-8638

Trabalhante – Nova modalidade de emprego

Uma nova modalidade de trabalho pode surgir no Brasil: é o Trabalhante.

Mas o que é um Trabalhante?

         É um “trabalhador estudante”. Trata-se de um tipo de trabalho destinado a estudantes de 16 a 21 anos, onde o empregado receberia o mesmo valor salarial de um profissional, trabalharia 30 horas semanais, porém, não teria os descontos de FGTS e INSS. Para ser contratado, o “trabalhante” só precisaria comprovar que de fato está estudando, e que faça um curso com pelo menos 15 horas semanais.
         Seria então uma espécie de estágio otimizado? Sim, basicamente isso. Contudo, o trabalhante teoricamente ganharia mais que um estagiário. Aí você poderia se perguntar: “qual é a vantagem de se fazer um estágio?”.
         Esse projeto de lei é de autoria de Luiz Carlos Pitiman, e certamente vai gerar muitas discussões, especialmente nas áreas de Recursos Humanos das empresas.
“Aqui o jovem precisa trabalhar; e depois ele procura o seu estudo”, comenta Pitiman.
E você, o que acha desse projeto de lei?
 Veja uma matéria sobre esse tema, exibida no Jornal Hoje:


terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Novas fotos do incêndio na cidade do samba!









Luta contra a dengue!!

Por que fazer cursos Profissionalizantes?

Se você não tem condições de arcar com os altos custos de uma faculdade, mas deseja se especializar em algo ter uma profissão sólida ser dono (a) do seu próprio negócio e ter uma boa estabilidade financeira, bom então a melhor coisa que tem a fazer são cursos profissionalizantes, além estarem espalhados por ai em vasta quantidades, custam bem abaixo do que faculdades e de certa forma lhes garante uma profissão preparando você para um mercado atual e competitivo.
Alguns cursos profissionalizantes se destacam bem no que diz respeito a esse grau de instrução, os mais procurados pelas pessoas antenadas no futuro são Petróleo e gás, telemarketing, cursos de tecnologia como de programação, designer gráfico, web design e computação gráfica, montagem e manutenção de computadores, na parte administrativa a demanda também é bem grande, como por exemplo, contabilidade, conceitos administrativos, departamento pessoal, entre outros.
RIO - Incomodados com vazamentos de água em dois bairros da Zona Norte do Rio, Grajaú e Ilha do Governador, os leitores Celma Capeche e Luis Sergio Blanquet escreveram para o Eu-Repórter , a seção de jornalismo participativo do GLOBO, reclamando dos serviços prestados pela Cedae. Em ambos os casos, os internautas chamam atenção para o fato de alguns moradores estarem com as torneiras secas, enquanto água limpa vaza pelas ruas da cidade.
Na Rua da Olaria, em frente ao número 67, no Cocotá, Ilha, uma obra da Cedae tenta resolver o problema da falta de água, que já dura uma semana, de acordo com Luis Sergio Blanquet. Desde quarta-feira, relata o internauta, há um vazamento de água num canteiro da via, provocado por problemas na ação dos operários da empresa estadual.
A concessionária informou que, no fim de semana, consertou um vazamento na Rua da Olaria, o que provocou a interrupção do fornecimento de água por algumas horas. Para verificar se o problema persiste, uma equipe será enviada ao local até esta terça-feira (15). De acordo com a Cedae, estão sendo realizadas obras para melhorar o abastecimento de água da Ilha do Governador, iniciadas em 7 de fevereiro e orçadas em R$ 8 milhões. As obras incluem o assentamento de 2.550 metros de tubulações, ligando a Elevatória do Guarabu ao Reservatório do Barão.
Já no Grajaú, na Zona Norte do Rio, a leitora Celma Capeche mostra o desperdício de água na Rua Sá Viana, por causa de um defeito num hidrante. "Vários bairros estão com problemas de água, e água limpa e tratada sendo jogada fora não dá", escreveu a internauta. A Cedae informou que vai checar o problema e, se for de sua competência, realizará o conserto. 

Fonte: O Globo

Vila Olímpica sairá do papel ‎

Um sonho da década de 90 na Ilha do Governador começa a ganhar forma. A RioUrbe, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Obras (SMO), lançou no fim do ano o edital para construção da Vila Olímpica na Estrada do Rio Jequiá, próximo à comunidade do Boogie Woogie. Junto à vila, será erguida também a Escola Padrão. O investimento da prefeitura é de R$ 19,1 milhões, e a previsão é que as obras durem 18 meses.
Segundo a subprefeitura da Ilha do Governador, 11 empresas participam da licitação, e o nome da vencedora deve ser divulgado em até duas semanas. O terreno tem mais de 26 mil metros quadrados e foi cedido pela Aeronáutica. O subprefeito Victor Accioly diz que a construção de uma vila olímpica é sonho antigo dos insulanos.
— A ideia surgiu no governo Conde, na década de 90, quando o secretário municipal de Esportes, José de Moraes Corrêa Neto, que é da Ilha, propôs a construção do espaço. O plano não foi para a frente e volta agora no governo de Eduardo Paes.
O terreno onde será erguida a Vila Olímpica, na Estrada do Rio Jequiá, tem 26.817 metros quadrados. Destes, 17.547 serão de área construída. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, o local contará com ginásio coberto com quadra polivalente e vestiários para professores, funcionários e usuários. O espaço também terá pista de atletismo, quadra de tiro de 100 metros, piscina semiolimpíca, campo de futebol com piso de grama sintética e área de exercício com aparelhos de ginástica — implantados no Corredor Esportivo do Moneró.
O que você acha da criação da Vila Olímpica na Ilha do Governador? Comente.
Leia a matéria na íntegra na edição deste domingo do Caderno Ilha.

Fonte: O GLOBO

Troca de tiros deixa um baleado na praia da Rosa

Com os suspeitos foram encontrados pistola, drogas e rádios transmissores
Do R7 | 18/02/2011 às 13h05
 


 
Por volta de 12h30, uma troca de tiros deixou um ferido na praia da Rosa, na Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (18). O outro suspeito foi preso pelos policiais do Batalhão da Ilha (17º BPM), que reagiram ao confronto de dois homens que saíam da comunidade de João Teles.
De acordo com a Polícia Militar, foram recolhidos dois rádios transmissores, uma pistola, um carro, maconha e cocaína – em uma quantidade ainda não determinada.
O ferido foi levado ao hospital Paulino Werneck e o comparsa foi preso. O registro será feito na delegacia da Ilha do Governador (37ª DP).

www.CEBRACNAILHA.com.br

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Pequenas atitudes que podem salvar o planeta.




Feche a torneira ao escovar os dentes ou fazer a barba e economize 34,5 litros de água por dia.












Compre menos comida, 1/3 de tudo que você compra vai para o lixo.










Não jogue óleo de cozinha na pia. 1 litro de óleo polui mais de 25 mil litros de água.







Apertando a descarga uma vez a menos por dia, você economiza até 14 litros de água.







Reduza o tempo no chuveiro: 5 minutos a menos já economizam 45 litros a cada banho tomado.






Lave o carro uma vez por mês e economize 520 litros de água.





Apague a luz. Energia desperdiçada gera um gasto de R$ 3,3 bi por ano no Brasil.










 Trabalhe em casa. Economize de 16 a 23 Kilowatts/ Hora de eletricidade de 5,2 litros de gasolina por dia.




Use a bicicleta uma vez por semana. Se 20 pessoas em cada estado fizerem isso, serão 104 toneladas de CO2 a menos no ar por ano.






Pequenas atitudes geram grandes mudanças: www.SWU.com.br

O que não dizer numa entrevista de trabalho.

Não diga: “Meu chefe atual é terrível.”
Porque: Não é profissional. Seu entrevistador vai pensar que você vai sair falando o mesmo dela. Assuma que ele e seu empregador atual são grandes amigos.
Ao invés disso diga: “Estou pronto para novos desafios.” Ou frases positivas do gênero.

Não diga: “Você acha que eu me encaixo aqui?”
Porque: Você é o entrevistado, não o entrevistador.
Ao invés disso diga: Não deixe de fazer perguntas. Mas prepare aquelas que mostram seu interesse pela empresa.

Não diga: “Qual é o horário e dias de trabalho?” ou “Como é a política de férias aqui?”
Porque: Você quer dar a impressão de que é alguém que se preocupa em cumprir com o dever.
Ao invés disso diga: “Como é o dia-a-dia aqui?” Então, caso você tenha tentado de tudo e ainda não tenha conseguido a resposta pergunte “Você pode me falar sobre os benefícios?”

Fonte: http://revoada.com/3-coisas-que-voce-nao-deve-falar-durante-uma-entrevista-de-emprego/

Foram feitas pesquisas dos erros que são mais freqüentes em entrevistas de emprego são eles: vestir-se de forma inadequada, falar mal do chefe atual ou anterior e demonstrar falta de interesse.

Foram citados também outros erros como: parecer arrogante, não responder de forma direta e não fazer boas perguntas.

Fonte: copicola.com/.../07/entrevista-de-emprego.jpg

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Mais próximo de uma vaga de emprego - Reportagem CEBRAC Ilha do Governador - Jornal O Globo

"O sonho da maioria dos jovens é fazer o ensino superior. Mas, se existe a necessidade de entrar logo no mercado de trabalho, os cursos profissionalizantes podem ser uma boa opção. Instalada no Cacuia há
quase um ano, a filial do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac, telefone 3396-8638) oferece formação de Telemarketing a Informática.
Para o diretor da unidade, Leonardo Barrocas, o que falta às pessoas são noções básicas quando o assunto é emprego:
— Oferecemos um curso gratuito, em que ensinamos lições simples, como elaboração de currículo, e como se vestir para uma entrevista de emprego. 

Cursos na área de petróleo são uma boa escolha
O último diagnóstico elaborado pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp) indica que, até 2014, serão necessários 37 mil profissionais qualificados para atender às
demandas dos empreendimentos do setor no Estado do Rio. O número se refere às áreas de engenharia, construção civil, montagem e manutenção de operação.
Com um mercado tão promissor, estudantes dos ensinos médio e superior podem ter grandes chances de conseguir um emprego com bom salário e possibilidade de crescimento rápido. Estudante de Economia da UFF, Caio Volpe, de 23 anos, percebeu que o ramo de petróleo poderia realizá-lo profissional e economicamente:
— Fiquei interessado na área após fazer estágio numa empresa de petróleo. Gostei tanto que procurei um meio de entender mais sobre o tema e, por isso, corri atrás do curso profissionalizante.
Seu objetivo agora é associar o conhecimento das duas áreas a fim de passar num bom concurso público."

O que as empresas querem dos jovens

 por Rômulo Martins
Que o bom profissional precisa ter conhecimento técnico, estar alinhado às competências comportamentais valorizadas pelo mercado e antenado nas tecnologias e tendências na área de atuação você já sabe. Agora as empresas querem mais dos jovens recém-formados. É o que aponta uma pesquisa realizada em 20 países (incluindo o Brasil) pela consultoria alemã Trendence, publicada recentemente na revista Época.
Segundo o estudo, além de todos os requisitos exigidos pelo mercado, daqui em diante a geração high tech deve ter “personalidade”. O fator foi considerado mais importante que “competências” (saber prático) e “conhecimento” (teórico). O Brasil está em terceiro lugar no quesito “personalidade”.
A pesquisa traz outros dados. Dentre os 20 países participantes o Brasil aparece em primeiro no item “mostrar flexibilidade” (70%) e em terceiro na opção “ser capaz de atuar em equipe” (76%).
Ainda de acordo com o levantamento, entre as 19 qualidades necessárias para o sucesso as empresas brasileiras consideram mais importantes: liderança, habilidade para tomar decisões e ética. Visão holística e espírito empreendedor também foram apontados como características essenciais.
As relações de trabalho mudaram, e o mercado aponta para uma crescente valorização das características comportamentais”, diz Paula Souto Sanches, analista de carreira da Veris Faculdades, do Grupo Ibmec Educacional. Segundo Paula, as mudanças são puxadas pelo acesso à universidade e pela competitividade do mercado.
“Nas últimas etapas de um processo seletivo observamos que os candidatos possuem praticamente o mesmo nível técnico. Daí a necessidade de o profissional desenvolver suas características comportamentais como diferencial em um mundo cada vez mais competitivo.”
Pronto para o mercado
Pesquisa da Trendence revela também que os jovens recém-formados precisam melhorar os seguintes pontos:
1º falta de experiência profissional e conhecimento prático;
2º baixa capacidade de adaptação ao ambiente de trabalho;
3º habilidades sociais, atitude e etiqueta no trabalho.
Fábia Barros, gerente de desenvolvimento da Foco Talentos, afirma que a melhor forma de aprender a usar a personalidade a favor da carreira e de adequar o comportamento à realidade do universo corporativo é participando de projetos profissionais ainda durante a formação universitária. “É preciso sair da mesmice da faculdade, envolver-se em trabalhos voluntários, empresas juniores, estágios, realizar cursos complementares.”
Segundo Fábia, identificar modelos de lideranças e trocar experiências com estes e outros profissionais da área são, da mesma maneira, importantes para começar bem a carreira. “Ative o networking desde já”, recomenda.

7 Dicas para encontrar o emprego ideal - Ilha do Governador

por Rômulo Martins
Fonte:Empregos.com.br

Uma organização estruturada que valoriza o profissional e investe em suas potencialidades, equiparada com uma política de cargos e salários definida e justa e um pacote de benefícios agressivo. É esta a empresa dos seus sonhos? Dedique-se, então, aos seus interesses o quanto antes. É o planejamento estratégico que conduz o profissional ao sucesso. Mas não se engane: quem dita as regras é o mercado. Portanto, é preciso adaptar-se às leis nem sempre justas do mundo corporativo. “O mercado de trabalho é complexo, não envolve simplesmente o que o profissional gosta de fazer. Toda empresa tem as suas regras que estão sujeitas a questões externas como a política e a economia”, explica Jaqueline Silveira Mascarenhas, coordenadora do Ibmec Carreiras.
Marion Caruso, consultora de recrutamento e seleção da Ricardo Xavier Recursos Humanos, ilustra que, na conjuntura atual, empresas que investem na preservação do meio ambiente, responsabilidade social e qualidade de vida dos seus colaboradores são bem vistas no mercado e, portanto, “ideais” para trabalhar. “Elas podem atender a estas especificações, porém, não estão imunes a mudanças de gestão ou localização. Um item apenas pode transformar o emprego dos sonhos em uma situação frustrante e insustentável”, alerta. Além disso, Marion destaca que referenciais de qualidade são subjetivos, particulares e situacionais. “Um profissional pode achar perfeito atuar em uma empresa pequena de ambiente acolhedor e definir esse quadro como ideal; ao passo que outro poderá avaliar oportunidades apenas em grandes empresas que possuem um ambiente mais burocrático e profissionalizado.”
Lia Fonseca, diretora executiva da Volare Recursos Humanos, define o que seria o trabalho dos sonhos. “É aquele que na maior parte do tempo o profissional realiza atividades prazerosas, já que faz o que gosta e faz bem porque sabe fazer. Quando há identidade com o trabalho e com a empresa há emprego ideal.
Para ajudar você a encontrar o emprego desejado, as consultoras dão dicas valiosas e fundamentais. Confira.
1. Conheça-se
Todas as questões da vida passam pelo autoconhecimento. Quem não se conhece bem não sabe o que quer. Pode até chegar a algum lugar, mas não pelas próprias pernas. Provavelmente será empurrado ou engolido pelo mercado. Conhecer-se bem é saber quais são seus pontos fortes e fracos para aprimorá-los e desenvolvê-los.
2. Desenvolva-se
Competências comportamentais, hoje, têm o mesmo peso que as habilidades técnicas. As empresas buscam profissionais inovadores, flexíveis, que se comuniquem bem e saibam trabalhar em equipe. Dependendo da função, o profissional precisará aprimorar ou desenvolver habilidades. Quase sempre esse processo se dá na prática. Porém, quando as limitações são demasiado visíveis e prejudicam o trabalho é necessário
recorrer a alguns recursos como a terapia e o coaching.
3. Conheça o mercado
Nunca foi tão simples e rápido ter acesso a informações. A internet é o principal instrumento, mas não o único. É válido ler o que os veículos de comunicação e publicações especializadas informam a respeito da carreira que você pretende seguir. Converse também com profissionais da área e questione sobre a rotina de trabalho. Fique de olho nas exigências de mercado. Hoje em dia, grande parte das empresas pede fluência
em algum idioma, principalmente o inglês. Prepare-se.
4. Conheça a empresa
Comungar com os valores e a missão da empresa é primordial para realizar um bom trabalho e sentir-se satisfeito. Por isso, conheça a organização antes de aceitar propostas. O site corporativo, as publicações e o contato com profissionais que atuam ou atuaram na companhia ajudam.
5. Especialize-se
Visão macro, flexibilidade, domínio da comunicação e espírito de equipe são competências essenciais, mas as empresas precisam também de profissionais que dominem determinado tema. Assim, conhecer um assunto profundamente é, do mesmo modo, requisito básico. Além disso, o torna mais competitivo e pode lhe render um salário mais vantajoso.
6. Atualize-se
É preciso estar de olho nas tendências da profissão. Novos procedimentos e ferramentas surgem velozmente em todas as áreas. Busque cursos de qualidade e que realmente irão agregar valor ao seu trabalho. Quem não se atualiza para no tempo e corre o risco de sucumbir.
7. Faça networking
Estima-se que 80% das oportunidades profissionais não chegam ao público. Isso significa que a maioria dos postos são ocupados por indicação. Mas não adianta se fazer visto em todos os eventos corporativos ou inflar sua rede na internet. Networking é uma via de mão dupla. Você e o outro precisam comungar interesses. Construir uma rede de relacionamento profissional requer dedicação e paciência.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Compartilhe arquivos dwg com quem não tem AutoCAD

           Você faz o estudo preliminar do projeto mas o cliente precisa ver para aprovar, há casos em que imprimir o desenho e levar no papel para revisões e correções, além de gerar despesa toma muito tempo, então vem a grande idéia de enviar o arquivo por e-mail. Até aí tudo bem, não fosse o fato que o cliente não tem AutoCAD ou algum software visualizador de dwg
           Se for um cliente leigo, explicar o que é dwg e AutoCAD pode piorar as coisas. Já o cliente que entende um pouco mais te questiona porque teria que comprar o AutoCAD só pra ver um único projeto.
Existem algumas soluções para estes casos que vai do simples ao profissional, sendo que todas que cito aqui dispensam você e o cliente de botar a mão no bolso só pra ver o projeto.
           Vou passar aqui neste artigo algumas opções interessantes, em uma delas é possível que seu cliente nem precise instalar softwares adicionais. Não vamos deixar de lado também, as opções mais profissionais para compartilhamento e anotação de projetos, bem como visualização dos arquivos do AutoCAD.

Solução #1: Exporte dwg para dwf

           No AutoCAD 2000 ao 2002 use o comando DWFOUT (basta digitar na linha de comandos), para as versões mais recentes funciona no modo de plotagem, quando for imprimir o desenho basta que selecione na lista de impressoras uma opção apropriada para dwf, no AutoCAD 2007 por exemplo tem a impressora “DWF6 ePlot.pc3”.
Esta opção é a mais profissional, pois permite compartilhamento, revisões e anotações no projeto, desde que você utilize o software AutoDesk Design Review, que é de uso gratuito.

Solução #2: Salve de dwg para dxf

           Esta não é tão simples se falta ao seu cliente conhecimento em softwares gráficos. Mas consulte-o sobre isto, se ele tem algum software gráfico capaz de ler dxf, se chegarem a conclusão de ser a melhor opção basta usar o comando SAVEAS do AutoCAD e na lista de tipos de arquivo (mencionada como “files of type” ou ainda “salvar como” dependendo da versão do AutoCAD) basta selecionar a opção para dxf e será gerado o arquivo

Solução #3: Use um programa para abrir dwg

           Mantenha o arquivo original e sugira ao cliente usar um software capaz de abrir arquivos dwg para visualização, a sugestão aqui é o Dwg True View. Ele possui vantagens como o fato de ser gratuito, a confiabiabilidade de ser desenvolvido pela própria Autodesk que é quem desenvolveu o AutoCAD e criou o formato dwg, possui também funções interessantes como zoom, 3d orbit dentre outras. Obviamente na categoria de visualizador, este software não permite a edição do arquivo, até porque não é esta a proposta aqui.

Solução #4 converta o dwg para pdf

           Esta opção simplifica as coisas para o cliente leigo principalmente, vamos considerar que ele não quer instalar nenhum dos programas que você sugerir, não tem nenhum aplicativo para ler dxf, dwf ou dwg, mas quer de qualquer jeito ver o projeto. Acho bem difícil não existir um computador que não tenha, por exemplo, um leitor de PDF como o Adobe Acrobat. Pois bem, vou passar aqui formas de converter um arquivo em formato dwg para o portátil pdf.
           Se você estiver usando o AutoCAD da versão 2007 em diante, a coisa é bem fácil, pois a partir do 2007 há um recurso nativo do AutoCAD que permite isto.
           Esta conversão funciona basicamente como uma impressora virtual, onde no momento da plotagem do arquivo você vai colocar suas configurações como de hábito, mas ao invés de escolher uma impressora física vai escolher outra apropriada, que no caso é “DWG To PDF.pc3”.
Agora se o seu AutoCAD é anterior ao 2007, há ainda duas alternativas, a primeira é usar o “Dwg True View” sugerido na dica anterior pois ele tem tal funcionalidade, já a segunda alternativa é instalar uma impressora virtual capaz converter o arquivo dwg para formato pdf, e neste caso a sugestão é usar o “CutePDF Writer” que está para download em nosso site.
           Se mesmo depois de todas estas opções, seu cliente ainda não tiver um leitor de PDF, no mesmo modo de impressão sugerido nesta ultima dica, você pode mandar imprimir para figura, Jpg ou Png, conforme opções “PublishToWeb” na lista de impressoras (no AutoCAD 2007 acima).
Como pode ver, o que não falta é opção pra poupar tempo e papel.
           É isto, caso tenha algum comentário ou se desejar contribuir com alguma informação, fique à vontade.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Como impressionar na entrevista de emprego

Mesmo possuindo um currículo excelente e muito talento, se você se sair mal na entrevista de emprego, dificilmente conquistará a posição desejada. Os autores do livro “I Hate People! Kick Loose from the Overbearing and Underhanded Jerks at Work and Get What you Want Out of Your Job” mostram que a equação é simples: você quer impressionar e não ser desagradável.
Então, aqui vão 10 simples dicas  que podem aumentar suas chances, desde utilizar a expressão certa a saber o que não dizer na entrevista.

1. Não sorria demais
Excesso de sorriso numa entrevista pode demonstrar nervosismo e falta de confiança. Sorria quando realmente existir motivo para isso.
2. Não fale ‘bobagens’
A empresa precisa conhecer sua experiência. Por isso, não ocupe o tempo da entrevista falando bobagens. Encontre caminhos para falar sobre coisas sérias relacionadas à companhia. Um pouco de silêncio pode ser melhor do que dizer coisas sem importância.
3. Escolha bem a roupa para não transpirar
Suor pode ser um sinal de fraqueza e nervosismo. Uma sugestão para evitar esse problema é praticar a entrevista com seus amigos antes e vestir a roupa que irá utilizar na entrevista. Opte por um traje mais fresco.
4. Não imponha bloqueios
Entrevistadores procuram candidatos ansiosos por projetos e trabalhos desafiadores. Pratique dizer sempre “sim” para questões sobre tarefas e trabalho a ser desenvolvido.
5. Não faça perguntas insignificantes
Perguntar sobre a localização do refeitório ou da sala de reuniões dará a idéia de falta de preparação. Não pergunte sobre elementos de rotina ou funções da companhia: onde são as coisas, o tamanho dos espaços ou os horários de intervalo.
6. Não minta
Mentir não fará você conseguir um emprego. Nunca aumente seu currículo ou suas realizações. Isso pode arruinar sua entrevista inteira.
7. Não seja um mau comediante
Humor tende a ser muito subjetivo e por isso é preciso cuidado com o conteúdo da piada. Você provavelmente não sabe nada sobre a sensibilidade de seu entrevistador, muitos menos o que o faz rir. Utilize o humor de forma amena e descontraída.
8. Não seja o ‘expert’ da manutenção
Se você começa a falar sobre a temperatura ideal do escritório, a cadeira perfeita para as costas e como as garrafinhas de água devem ser completados com água mineral importada, há chances de receber um sorriso educado e a porta de saída, independentemente de suas qualificações. Ninguém quer contratar alguém tão meticuloso no espaço de trabalho.
9. Não perca tempo
Em toda entrevista de emprego é dada a oportunidade de se fazerem perguntas. Faça as suas de forma inteligente, objetivamente e observe a pessoa para saber quando já perguntou o suficiente.
10. Não fale mal de seu antigo emprego
Falar mal de seu ex-empregador não pega nada bem. Se você faz parecer que seu antigo trabalho era o inferno na Terra, o entrevistador pode se sentir tentado a ligar para eles procurando saber quem era o verdadeiro ‘diabo’.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Palavra do presidente da União da Ilha à comunidade

A Riotur divulgou no Diário Oficial, no último dia 10, a lista de todos os blocos e bandas autorizados a desfilar neste carnaval. Ao todo, serão 424, sendo que mais de um terço na Zona Sul, como o Simpatia é quase amor e a Banda de Ipanema. O centro do Rio vem logo em seguida como a segunda região de maior concentração de blocos, com 74 autorizações. Na Ilha do Governador serão 14 blocos.
Por outro lado, a RioTur vetou a apresentação de outros 41 grupos. Para minimizar os transtornos provocados pela passagem dos blocos, a prefeitura vai contratar 500 agentes de tránsito para auxiliar os funcionários da CET-Rio e a Guarda Municipal. Para a RioTur, o carnaval de rua deve atrair cerca de 3 milhões de pessoas. Em 2010, foram 2.4 milhões.
Pela programação da Prefeitura do Rio, o primeiro bloco à desfilar pelas ruas da Ilha será o ‘Block n´Roll’, que sairá no dia 19 de fevereiro (sábado). A concentração do bloco será na Praça Iaiá Garcia às 13h – Ribeira.
Acompanhe o Ilha Carioca pelo Facebook (facebook.com/ilhacarioca) ou pelo Twitter (@ilhacarioca) e receba mais informações sobre a programação dos blocos, escolas de samba e bailes de carnaval da Ilha do Governador.
Relação dos Blocos autorizados pela Prefeitura na Ilha:
- Banda Polvo da Ilha
- Block’n’roll
- Esporte Clube Jardim Guanabara
- Ilha Encosta que ele cresce
- Jequiá Iate Club
- Monarcas na Engenhoca
- Quem Vai,Vai, Quem não Vai não Cagueta
- Seca Copo
- União dos Blocos da Ilha
- Unidos da Ribeira
- Vem Comigo Cachaçada
- Verde e branco do Zumbi
- Vermelho e Branco da Z10
- Village Ilha do Governador

Palavra do presidente da União da Ilha à comunidade

“Todas as providências estão sendo tomadas. Com a verba disponibilizada pelo prefeito Eduardo Paes, a mesma será empregada na confecção das fantasias. Precisamos de mais dinheiro, é claro. Mas estou correndo atrás junto de amigos e parceiros de nossa escola, objetivando pagar principalmente a confeccção de 1.500 calçados queimados. Com essas ajudas, não preciso sacrificar a já tão sofrida comunidade.
Já estão em nosso depósitos na Ilha do Governador, cerca de 40 máquinas, que serão distribuídas para alguns ateliês, pois não concentrei tudo num mesmo lugar.
É claro, que essa medida, se dá em face na luta contra o tempo. Tem coisas, que o dinheiro compra, mas não o tempo.
Estiver ontem reunido com a direção da LIESA e da seguradora. Fiquem tranquilos, pois todo maquinário perdido a companhia de seguradora irá ressarcir a escola.
O sonho de dar uma alegria a essa comunidade não pegou fogo. Apenas ficou adiado. Lutei mais do que nunca para que isto acontecesse durante o meu mandato”.
Um forte abraço a todos Ney Filardi
Presidente
GRES UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR

Advogado faz disparos de fuzil no Jardim Guanabara e acaba preso

A polícia apreendeu nesta quarta-feira um arsenal na casa do advogado preso por efetuar diversos disparos dentro do apartamento onde mora, no Jardim Guanabara, na Ilha do Governador. Segundo os agentes, no local foram achadas duas carabinas, seis pistolas, duas espadas ninja, muita munição, mira laser, luneta, além de uma carteira de juiz vencida.
Nesta madrugada, moradores se assustaram com o barulho de tiros e chamaram a polícia. Por volta de 1h30, o advogado começou a fazer os disparos. PMs do Batalhão da Ilha do Governador (17º BPM) cercaram o prédio, mas só poderiam entrar no imóvel a partir das 6h. O suspeito tentou sair de casa, por volta das 4h, e acabou detido. Ele foi levado para a Delegacia da Ilha (37ª DP).
De acordo com os policiais, ele contou que é advogado e colecionador de armas. O delegado de plantão da delegacia da Ilha do Governador, Anderson de Paiva Gabriel, afirmou que isso não dá o direito ao suspeito de atirar próximo de aglomerações.
O suspeito foi levado para a 37ª DP no próprio bairro e, segundo Paiva, ele poderá responder por disparo de arma de fogo e porte de arma de fogo de uso restrito.
  
Portal SRZD

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

GNV na Ilha é o mais caro do Rio

Os motoristas cujos veículos tem o kit de gás instalado, revelam estar indignados com o preço elevado do Gás Natural Veicular (GNV) na Ilha. Na região só existem dois postos de abastecimento do combustível: o Ale, na Estrada do Galeão, perto da Base Aérea, e o BR, que fica na Avenida Vinte de Janeiro, próximo ao aeroporto.

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) diz que a média de preço do GNV no Rio é de R$ 1,52, com variação de R$ 1,15 a R$ 1,69, dependendo do posto escolhido pelo motorista. Quem abastece no posto Ale paga R$ 1,79 pelo gás e no BR R$ 1,59. Taxistas e motoristas de kombis, que trabalham cerca de 12h por dia com o carro, pesquisam preços fora da Ilha para economizar.

—Trabalho há 10 anos com kombi e nunca abasteci na Ilha. Qualquer centavo é muito dinheiro para gente. Eu vou até Bonsucesso colocar gás. Lá pago cerca de R$ 1,47. É muito mais jogo. Tenho amigos, que também trabalham com kombi, que só abastecem na Ilha por falta de opção. Ao sair para Avenida Brasil para colocar gás eles enfrentam muito trânsito. Tempo também é dinheiro! — explicou Josenildo da Silva, que faz o percurso Bonsucesso X Ilha todos os dias.

Usuário frequente do combustível há 15 anos, o taxista Márcio da Costa, do ponto da Estrada do Galeão, em frente ao Ponto Frio, também opta por sair da Ilha para pagar mais barato pelo GNV. “Abasteço na Avenida Brasil. Lá eu pago R$ 1,40. O que muita gente paga aqui na Ilha, é o que cobram na Região dos Lagos. É um absurdo”, condena.
Ele lembra ainda do custo para colocar o kit de GNV no carro. O equipamento além de ocupar um espaço considerável no porta-malas, não costuma sair por menos de R$ 2.400 para uma autonomia de 200 km.

Márcio e outros taxistas da Portuguesa estranham as razões pelas quais o combustível não chega ao restante da Ilha, já que o governo estadual incentiva o uso do gás com desconto de 75% no IPVA.

— Fiz um investimento alto com o kit gás e vejo muita variação de um posto para outro. Em Niterói pago R$ 1,34. Só abasteço aqui quando há muita necessidade. Hoje vim pegar um passageiro no aeroporto e não tive como evitar — disse o taxista de Niterói, Mario Sérgio Santos.

A proprietária do Posto Ale, uma das que comercializa gás na região, declara que tem uma planilha de custos para pagar todo mês e que tem responsabilidades com 32 funcionários. O responsável pelo posto BR não quis se manifestar.

 Fonte: Ilha Notícias

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

União da Ilha perdeu 2.300 fantasias e dois carros alegóricos em incêndio - Diretor da agremiação disse garantir que a escola vai desfilar na Sapucaí

O diretor geral da União da Ilha do Governador, Márcio André Mehy de Souza, informou que 2.300 fantasias e dois carros alegóricos foram destruídos pelo fogo, que atingiu a Cidade do Samba na manhã desta segunda-feira (7).
Ele lamentou a destruição, que também afetou a Grande Rio e a Portela, mas disse que “a ficha ainda não caiu”.
- A Ilha vai desfilar, disso eu sei. Ainda não sabemos como, mas vamos dar um jeito.
Tragédia um mês antes do Carnaval
Um grande incêdio atingiu a Cidade do Samba, na zona portuária do Rio de Janeiro, por volta das 7h desta segunda-feira (7). O fogo destruiu grande parte dos barrações das escolas Portela, União da Ilha e Grande Rio, além da um espaço cultural da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba). A tragédia ocorreu a um mês do Carnaval.
Veja a galeria de fotos
Cerca de 120 bombeiros de quatro quartéis e com 20 veículos levaram mais de quatro horas para combater as chamas, que puderam ser vistas de vários pontos da capital e até deNiterói, cidade na região metropolitana do Estado.
O relações públicas da corporação, tenente-coronel Alexandre Rocha, disse que o fogo começou no barracão da Grande Rio, escola mais afetada, e se alastrou rapidamente pelos barracões da União da Ilha e Portela, e pelo espaço cultural da Liesa.
Um bombeiro e um homem de aproximadamente 30 anos foram intoxicados com a fumaça. O militar foi levado para o hospital da corporação, enquanto o homem foi encaminhado para o hospital Souza Faria, no centro. O aderecista da Grande Rio, Simon Garcia, de 26 anos, se feriu ao pular do 3º andar para fugir do incêndio. Ele sofreu escoriações, também foi levado para o hospital Souza Aguiar e passa bem.
O prefeito Eduardo Paes prometeu ajuda em dinheiro para a Grande Rio, a União da Ilha e a Portela. Ele disse que pretende conversar com o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, para decidir a melhor forma de ajudar as escolas. Os recursos podem ser da própria prefeitura ou vir de parcerias com a iniciativa privada.
- Estive aqui duas vezes esse ano. Sei que vai ser difícil recuperar o trabalho de um ano inteiro em 30 dias.
Portelense, o prefeito defendeu que a Liesa altere o regulamento para que nenhuma escola seja rebaixada no Carnaval 2011.
- O Carnaval do Rio não vai se abalar por essa tragédia. Vamos dar a volta por cima.


O diretor geral da União da Ilha do Governador, Márcio André Mehy de Souza, informou que 2.300 fantasias e dois carros alegóricos foram destruídos pelo fogo, que atingiu a Cidade do Samba na manhã desta segunda-feira (7).
Ele lamentou a destruição, que também afetou a Grande Rio e a Portela, mas disse que “a ficha ainda não caiu”.
- A Ilha vai desfilar, disso eu sei. Ainda não sabemos como, mas vamos dar um jeito.
Tragédia um mês antes do Carnaval
Um grande incêdio atingiu a Cidade do Samba, na zona portuária do Rio de Janeiro, por volta das 7h desta segunda-feira (7). O fogo destruiu grande parte dos barrações das escolas Portela, União da Ilha e Grande Rio, além da um espaço cultural da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba). A tragédia ocorreu a um mês do Carnaval.
Veja a galeria de fotos
Cerca de 120 bombeiros de quatro quartéis e com 20 veículos levaram mais de quatro horas para combater as chamas, que puderam ser vistas de vários pontos da capital e até deNiterói, cidade na região metropolitana do Estado.
O relações públicas da corporação, tenente-coronel Alexandre Rocha, disse que o fogo começou no barracão da Grande Rio, escola mais afetada, e se alastrou rapidamente pelos barracões da União da Ilha e Portela, e pelo espaço cultural da Liesa.
Um bombeiro e um homem de aproximadamente 30 anos foram intoxicados com a fumaça. O militar foi levado para o hospital da corporação, enquanto o homem foi encaminhado para o hospital Souza Faria, no centro. O aderecista da Grande Rio, Simon Garcia, de 26 anos, se feriu ao pular do 3º andar para fugir do incêndio. Ele sofreu escoriações, também foi levado para o hospital Souza Aguiar e passa bem.
O prefeito Eduardo Paes prometeu ajuda em dinheiro para a Grande Rio, a União da Ilha e a Portela. Ele disse que pretende conversar com o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, para decidir a melhor forma de ajudar as escolas. Os recursos podem ser da própria prefeitura ou vir de parcerias com a iniciativa privada.
- Estive aqui duas vezes esse ano. Sei que vai ser difícil recuperar o trabalho de um ano inteiro em 30 dias.
Portelense, o prefeito defendeu que a Liesa altere o regulamento para que nenhuma escola seja rebaixada no Carnaval 2011. 
 
- O Carnaval do Rio não vai se abalar por essa tragédia. Vamos dar a volta por cima.

Fonte: R7 Notícias